3 de setembro de 2021

Como comprar cotas de fundos imobiliários: o guia completo!

Está pensando em comprar cotas de fundos imobiliários, mas ainda não sabe exatamente como fazer isso?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são uma ótima opção, embora realmente surjam dúvidas para quem nunca lidou com esse tipo de ativo.

Sabendo dessa dificuldade, resolvemos mostrar aqui um passo a passo para que você possa fazer suas primeiras compras. Acompanhe!

 

Por que o investimento em FIIs é interessante?

Faz parte da cultura do brasileiro relacionar imóveis com segurança. É bastante comum ouvir pessoas falarem sobre o sonho da casa própria, por exemplo. 

Alguns dados refletem que essa crença permanece até hoje: são muitos os que compram imóveis com o intuito de investir mais precisamente, 46% das pessoas que fizeram uma aquisição no quarto trimestre de 2020, segundo a pesquisa Raio-X FipeZap, foi com o proposito de investimento.

No entanto, o alto valor dos imóveis dificulta essa aquisição. 

Nesse âmbito, os fundos imobiliários são uma excelente alternativa para quem quer investir no setor, mas não quer ou não pode desembolsar o valor necessário para a compra.

Os FIIs são cotas de empreendimentos, que podem ser os mais variados, como residenciais, comerciais, varejo e até em papéis, como títulos de renda fixa, LCIs e CRIs.

Por se tratarem de apenas uma fatia do imóvel, os custos de investimento são bem menores. É possível adquirir uma cota por um valor relativamente baixo, e receber os rendimentos proporcionais a essa cota.

Os fundos imobiliários trazem ainda algumas vantagens em relação à compra de um imóvel, como a maior liquidez e a possibilidade de diversificação. Ao comprar cotas de vários ativos, é possível compensar a desvalorização de determinado setor – protegendo, assim, o seu capital.

 

Como comprar cotas de fundos imobiliários?

Agora que você já sabe por que essa modalidade de investimento é interessante, vamos à parte prática.

Confira o passo a passo para fazer a compra com segurança:

 

1. Faça uma análise do setor

Para escolher os melhores ativos para a sua carteira, faça uma análise dos ativos disponíveis no mercado.

Uma boa avaliação requer um exame atento das taxas de rendimento dos últimos anos, riscos, objetivos do ativo, entre outros detalhes importantes.

Anote as siglas dos ativos que você julgar mais interessantes e que estejam alinhados às suas metas pessoais.

 

2. Abra uma conta em uma corretora

Escolhidos os FIIs, abra uma conta em uma corretora. 

Também vale investir tempo em uma pesquisa para entender qual delas oferece as melhores condições, e até fazer testes para identificar com qual você lida com mais facilidade.

O processo de abertura de conta varia de uma empresa para outra, mas você consegue encontrar essas informações facilmente na internet.

 

3. Transfira o dinheiro para a corretora

Para efetuar a compra de ativos, você precisa ter dinheiro na carteira da corretora. Isso pode ser feito por meio de uma transferência do seu banco.

Com a facilidade do Pix, que não cobra valores de TED ou DOC para fazer a transferência, esse valor pode ser alocado sem nenhum custo.

 

4. Procure pelos fundos no home broker e efetue a compra

Com o dinheiro na conta da corretora, pesquise as siglas dos fundos que mais chamaram a sua atenção durante a pesquisa.

O home broker vai apresentar o valor da cota, e você poderá fazer a compra. A partir daí, é só monitorar o desempenho desse ativo.

Caso você perceba que a melhor alternativa é vender esse ativo, a operação também será realizada na plataforma da corretora.

 

Como comprar de maneira mais simples

Você já conhece os serviços da Mérito Investimentos? Temos mais de 10 anos de experiência na gestão de FIIs, e já superamos a marca de 30 mil cotistas.

Com o nosso trabalho, você não precisa se preocupar em saber como comprar as cotas de fundos imobiliários: oferecemos toda a nossa expertise e fundos exclusivos o MFII11 e o MFAI11.

Entre em contato conosco e coloque seu dinheiro para render!

Voltar