19 de novembro de 2020

O que são fundos imobiliários? Tudo o que você precisa saber

Investir de forma descomplicada e com retorno financeiro pode parecer um desafio. Porém, viver com renda de aluguéis, sem precisar de um imóvel, é possível e vantajoso. Para começar a investir sem medo, saiba o que são fundos imobiliários e como funcionam.

O que são fundos de investimento imobiliário?

Os fundos de investimento imobiliário (FII) são investimentos de longo prazo, que consistem em um conjunto de recursos que serão aplicados em empreendimentos imobiliários. As parcelas do valor do patrimônio são distribuídas entre os investidores, na forma de cotas.

Os fundos imobiliários vêm ganhando popularidade no mercado de investimentos. Por facilitar a burocracia envolvida na compra de imóveis, investir em fundos imobiliários é uma alternativa repleta de vantagens para o investidor. 

Negociado na bolsa de valores, os FIIs são alvos de pessoas físicas e jurídicas, que podem comprar uma ou mais cotas do fundo escolhido. Todo o dinheiro investido será administrado por um gestor. Suas responsabilidades incluem encontrar investimentos com as melhores condições do mercado, visando garantir a melhor taxa de retorno.

Quais são os tipos de fundos imobiliários?

Após descobrir o que são fundos imobiliários, conheça a seguir os principais tipos de fundo presentes no mercado.

Fundos de tijolo 

Os fundos de tijolo investem na construção, aquisição ou aluguel de empreendimentos físicos, como faculdades e shopping centers. Eles trazem comodidade para quem busca iniciar na renda variável, já que visam a valorização do patrimônio e a preservação do capital investido a longo prazo. 

Fundos de papel 

Na modalidade de fundos de recebíveis, títulos ligados ao mercado imobiliário são adquiridos pelos cotistas, em vez dos imóveis. Esses investimentos de renda fixa contam com baixo risco e boa rentabilidade. Os fundos de papel são compostos por CRI’s (Certificados de Recebíveis Imobiliários), por LCI’s (Letras de Crédito Imobiliário) entre outros. 

Fundos de fundos

São investimentos em aplicações financeiras que reúnem recursos de investidores visando o lucro com a compra e venda de títulos de outros fundos imobiliários. A gestão da carteira é feita por profissionais da área, que acompanham o mercado dia a dia.

Fundos híbridos

São fundos que podem ter em sua carteira tanto papéis do mercado imobiliário (FII’s, Ações e Títulos de renda fixa), quanto os imóveis em si. Ou seja, mesclam ambos os tipos de fundos imobiliários. 

Existem também classificações determinadas pela estratégia de investimento adotada, a partir das modalidades que foram apresentadas.

Qual o rendimento de um Fundo imobiliário?

O retorno do fundo imobiliário ocorre principalmente a partir da distribuição de seus rendimentos

Os FIIs são obrigados por lei a distribuir seu rendimento aos cotistas, de acordo com a quantidade de cotas adquiridas. Isso deve ocorrer uma vez por semestre, no mínimo. Porém, a renda proveniente do aluguel do imóvel da carteira costuma ser distribuída mensalmente aos investidores. 

Como investir em fundos imobiliários?

Mais do que saber o que são fundos imobiliários, é necessário saber como investir! Entender seu perfil, objetivos e analisar os riscos desse tipo de investimento garante uma decisão certeira. 

Além disso, será necessário ter uma conta em uma corretora de valores, para comprar e vender cotas dos FIIs listados na bolsa de valores.

Para isso, conte com soluções adequadas às suas necessidades e tenha foco em alcançar

resultados consistentes, com uma gestora de fundos de investimento especializada em ativos imobiliários.

Saiba como investir em fundos imobiliários com a Mérito Investimentos!

Voltar