15 de abril de 2021

Investir em imóveis ou em fundos imobiliários?

Pessoas que escolhem investir no mercado imobiliário geralmente estão em busca de segurança e alta rentabilidade. Seja com o intuito de garantir um legado para os seus herdeiros ou viver de renda de aluguel, investir em imóveis sempre foi uma meta para muitas pessoas.

Entretanto, para comprar casas e apartamentos, o interessado deve ter o valor total de compra à vista. Afinal, não adianta receber aluguel se você estiver pagando um financiamento.

Por isso, os fundos imobiliários e a sua crescente popularização trazem uma alternativa para quem sempre desejou investir no setor, mas não tem condições de comprar um imóvel de fato.

Comprar imóvel ou investir em fundo imobiliário?

Apesar do forte apelo cultural, a compra de imóveis costuma trazer mais benefícios para que dispões de tempo e disposição para analisar criteriosamente cada aspecto envolvido nessa negociação.

Para todos os outros casos, os FIIs são opções seguras, versáteis e com isenção de imposto para pessoa física na maioria dos casos, além de desempenharem um importante papel na diversificação de ativos nas carteiras de investimento.

De qualquer maneira, ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens. Confira a seguir.

Vantagens e desvantagens de investir em imóveis

Antes de mais nada, é importante destacar que comprar um imóvel para moradia é diferente de realizar essa compra com o propósito de investir. O primeiro caso diz respeito ao seu patrimônio, mas não tem nenhuma garantia de rendimento. Quando se trata de investimentos, é necessário analisar todos os fatores envolvidos nessa decisão.

Quais são as vantagens?

Investir em imóveis é algo que gera muita expectativa, principalmente por conta da possibilidade de valorização ao longo dos anos. Ao disponibilizar um local para aluguel em regiões em expansão, o retorno será muito vantajoso.

Do mesmo modo, a segurança patrimonial garante um futuro mais tranquilo para você e para a sua família.

Quais são as desvantagens?

A imprevisibilidade do mercado imobiliário exige que o investidor entenda como funciona a valorização de imóveis e esteja pronto para analisar os detalhes de cada empreendimento e o seu potencial a longo prazo.

Os custos referentes ao imóvel, como reformas e despesas para mantê-los quando vagos, são de responsabilidade do investidor, assim como a burocracia envolvida na compra e no aluguel.

Vantagens e desvantagens de investir em FII

Enquanto os investimentos em imóveis são muito mais burocráticos, investir em FII é uma ótima opção para todos os perfis de investidor. A melhor parte é a possibilidade de viver de aluguel, uma meta comum para quem compra imóveis, alcançada de forma muito mais segura e prática através dos fundos imobiliários.

Quais são as vantagens?

Os fundos de investimento imobiliário se diferenciam dos imóveis por diversos fatores. Primeiramente, o preço. É possível investir em FIIs com valores baixos, algo impraticável na compra de um imóvel.

Através da distribuição de cotas, o investidor passa a receber uma renda mensal – sim, um aluguel – ou lucrar com juros referentes a recebíveis imobiliários. São inúmeras as vantagens que o FII traz, sendo as principais:

  • FIIs são administrados por gestores profissionais, para você não precise se preocupar com decisões importantes;
  • isenção de Imposto de Renda na distribuição de lucros;
  • agilidade para comprar e vender cotas;
  • tornar-se dono de uma parcela de grandes empreendimentos, como shoppings, lajes corporativas e universidades, sem muita burocracia.

Quais são as desvantagens?

As desvantagens de investir em FII estão relacionadas a riscos característicos do mercado financeiro. Ou seja, algo inevitável em qualquer aplicação em renda variável.

Quando se trata de fundos imobiliários, há também risco de vacância, desvalorização das cotas, possíveis acidentes que podem afetar a estrutura do empreendimento e problemas na execução da obra, principalmente.

A boa notícia é que muitos imprevistos podem ser contornados, afinal, você não investirá sozinho e terá suporte profissional para tomar as melhores decisões e preservar o seu capital.

Conte com suporte para investir em FII

Agora que você conhece as principais diferenças entre os investimentos em imóveis e em fundos imobiliários, fica fácil concluir o porquê de os FIIs serem a melhor opção.

A sua versatilidade, aliada à alta rentabilidade e à maior liquidez garantem ao investidor mais segurança para aplicar no setor imobiliário, sem enfrentar as grandes desvantagens de comprar um imóvel para investir.

Se você chegou até aqui e tomou a decisão de adquirir FIIs, é importante contar com o suporte de uma equipe especializada na gestão de ativos imobiliários, comprometida com os seus objetivos.

Com a Mérito, você descobrirá qual o melhor fundo imobiliário para o seu perfil e para as suas necessidades de investimento e terá acesso a produtos financeiros diferenciados, de alto valor agregado.

Entre em contato para investir de modo a alcançar resultados consistentes, sem qualquer conflito de interesse.

Voltar