22 de janeiro de 2021

Fundos Imobiliários: como escolher o melhor investimento

Além de escolher o tipo de ativo em que se pretende investir, como no caso de fazê-lo em fundos imobiliários, é necessário determinar qual dentre a gama de produtos existentes atualmente é o melhor para seus objetivos. Por isso, viemos te ajudar com algumas dicas do que considerar na hora da tomada de decisão.

07 dicas para escolher o fundo imobiliário ideal para você

  • Segmento: nos fundos imobiliários temos 4 categorias principais – fundos de papéis, de tijolos, de fundos e híbridos –entenda mais sobre cada um em O que são fundos imobiliários? Tudo o que você precisa saber.

  • Portfólio: as informações e características do fundo são importantes para saber quais as estratégias e os objetivos do fundo. Entender se estão alinhados com as suas expectativas e seu perfil podem nortear a escolha do investimento.
  • Gestão: considerar quem é o gestor e seu histórico é indispensável, principalmente nos fundos em que fazem uma gestão ativa de sua carteira, ou seja, o fundo tem liberdade para selecionar os ativos que vão compô-la . No caso da gestão passiva, normalmente imita-se um índice específico e o gestor tem um papel menos atuante.

Essa questão da gestão interfere diretamente na taxa de administração do fundo, uma vez que na gestão passiva tem-se um . Entretanto na gestão ativa são necessários mais analistas para buscar melhores oportunidades em buscas de desempenhos acima do benchmark.

  • Histórico de rendimentos: os proventos passados não são garantia de lucros futuros, mas ajudam a entender como o fundo se comportou nos últimos períodos.
  • Dividend Yield: revela quanto um fundo distribuiu em lucros por cota aos seus cotistas no último ano e possibilita a análise de quanto de renda você ganharia se tivesse aplicado durante esse período no fundo.
  • Diversificação: a política do fundo pode ser de investir em diversos imóveis e produtos ou em um monoativo. Nesse caso, quanto mais diversificado, mais diluído será o risco de inadimplência.
  • Liquidez: quanto maior o volume de negociações na bolsa, maior a liquidez e segurança, pois tem-se facilidade na troca da aplicação caso apareça uma boa oportunidade ou caso você precise se capitalizar rapidamente.

Se você busca suporte ao investir em fundos imobiliários, conte com as soluções propostas pela Mérito. A gestão de seus investimentos é facilitada, com um time pronto para oferecer investimentos adequados aos seus objetivos.

Voltar