27 de abril de 2021

Entenda tudo sobre o indicador Dividend Yield

O Dividend Yield é um ótimo parâmetro para quem gosta de investir pensando nos rendimentos mensais. Esse indicador tem por base os recebimentos obtidos no ano pelo valor da cota. Fundos imobiliários costumam seguir essa máxima, uma vez que são obrigados a distribuir 95% do resultado no exercício aos cotistas.

O que é Dividend Yield?

O Dividend Yield é a razão entre todos os proventos recebidos nos últimos 12 meses e o valor da cota. Esse é um dos pontos de estudo sobre um fundo imobiliário que merece atenção, pois ele possibilita verificar o histórico de performance do fundo. Ganhos passados não são garantias de ganhos futuros, mas ajudam a nortear o processo de decisão.

Vale lembrar que, no caso de fundos imobiliários, o gestor tem por obrigação distribuir 95% do resultado anual aos seus cotistas. Caso você, investidor, opte em adquirir outros produtos, é necessário verificar qual a política de distribuição de dividendos do fundo em questão.

Para que serve essa métrica?

A principal função do Dividend Yield é mostrar aos investidores de maneira clara a performance obtida pelo fundo nos meses passados. Essa ferramenta dá respaldo à tomada de decisão na hora de alocar seus recursos nos produtos disponíveis do mercado.

Além dessa métrica, temos outros balizadores cujo enfoque é amparar o comprador a realizar uma aquisição racional de ativos. Para saber mais sobre os importantes pontos a considerar na hora de investir, acesse nosso artigo sobre fundos imobiliários: como escolher o melhor investimento?

Dividend Yield: como calcular?

Como se analisa esse resultado?

Para analisar o resultado de maneira crítica, é importante comparar esse racional com o de outros fundos e, principalmente, verificar se está em linha com a sua expectativa versus risco esperado no investimento.

Nesse quesito, vale ressaltar a importância de ponderar o custo da oportunidade, uma vez que a escolha por um investimento implica na destinação dos recursos finitos em um investimento, e não em outro.

Conclusão

Agora que você aprendeu mais sobre como analisar os fundos imobiliários, com certeza está mais preparado para investir em um FII. Afinal, é importante entender quais são os pontos a considerar na hora de decidir em quais fundos imobiliários investir.

Se você quer descobrir como investir em fundos imobiliários de maneira descomplicada e sem conflito de interesses, conte com o suporte da Mérito Investimentos.

Somos especialistas na gestão de ativos imobiliários e queremos te ajudar a encontrar o melhor investimento, proporcionando resultados positivos e consistentes como você nunca imaginou.

Voltar