3 de dezembro de 2020

Como investir em fundo imobiliário

Os fundos imobiliários são uma alternativa para quem quer investir com boa rentabilidade a longo prazo. Mesmo sem comprar um imóvel, é possível diversificar seus investimentos junto ao setor imobiliário. Descubra como investir em fundos imobiliários, seus custos, riscos e vantagens.

FIIs: o que é um fundo de investimento imobiliário?

Um fundo de investimento imobiliário permite que o investidor adquira uma cota do valor total de um patrimônio — seja ele em imóveis ou em títulos relacionados ao setor. Os FIIs garantem segurança e rentabilidade, por conta do potencial de valorização dos imóveis ao longo dos anos e das rendas decorridas de seu uso

Cada fundo imobiliário é administrado por um gestor, especializado em alocar de maneira estratégica o capital investido de acordo com as políticas de investimento do fundo. O objetivo é alcançar a máxima rentabilidade com o menor risco possível.

A seguir, conheça os custos envolvidos e aprenda como investir em fundo imobiliário.

Qual é o custo para investir em ações imobiliárias? 

Nos fundos imobiliários, o único custo transacional envolvido é a taxa de corretagem que varia de acordo com a corretora escolhida. Atualmente, há diversas corretoras que não cobram taxa para esse tipo de fundo de investimento. 

Além do custo transacional, temos o custo da administração do fundo de investimentos (normalmente com percentual fixo) e taxa de performance atrelada ao desempenho do fundo.

Os fundos imobiliários também são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas, na distribuição de seus rendimentos mensais.

Fundos imobiliários: quais são as vantagens?

As vantagens dos fundos imobiliários, principalmente quando comparadas às burocracias envolvidas em adquirir um imóvel, são diversas e atrativas:

  • Maior facilidade para comprar e vender cotas;
  • baixo custo para manter um investimento com muitos benefícios;
  • investimento inicial baixo para você finalmente começar a investir;
  • maior rentabilidade, já que a valorização do imóvel garante maior possibilidade de renda através de locação.

Riscos para investir em fundos imobiliários

Os riscos envolvidos ao investir em FIIs devem ser considerados antes do investidor tomar qualquer decisão. Por estar exposto à bolsa de valores, a volatilidade do setor imobiliário reflete na valorização das cotas. Dessa forma, principalmente em períodos de crise, o desenvolvimento econômico das regiões pode afetar o fundo imobiliário adquirido. 

Outros riscos envolvidos são liquidez, inadimplência e desocupação. A boa notícia é que diversos deles são amenizados a partir de uma carteira diversificada. Ou seja, aplicando em mais de um fundo imobiliário. 

Para os demais riscos, é importante poder contar com a gestão de quem é especialista em ativos imobiliários, como a Mérito Investimentos.

Como investir em fundo imobiliário: passo a passo

Saiba como investir em fundo imobiliário através do seguinte passo a passo

  1. cadastre-se em uma corretora de valores;
  2. escolha o fundo de investimento imobiliário;
  3. envie a ordem para a corretora e aguarde a aprovação da compra de cotas.

Dica extra: avalie as diretrizes e estude os dados do FII desejado cuidadosamente. E lembre-se, esse tipo de investimento é mais arriscado que a poupança e o tesouro direto. 

Se você busca suporte ao investir em fundos imobiliários, conte com as soluções propostas pela Mérito. A gestão de seus investimentos é facilitada, com um time pronto para oferecer investimentos adequados aos seus objetivos.

Voltar