26 de agosto de 2021

Investimentos imobiliários: como funcionam?

Os investimentos imobiliários são uma modalidade financeira destinada a aplicações feitas em empreendimentos do setor imobiliário. Eles podem ser realizados de forma direta adquirindo um imóvel ou indireta por meio dos fundos imobiliários (FIIs).

Para pessoas que buscam um patrimônio sólido, os investimentos imobiliários são a opção ideal: além da alta possibilidade de diversificar o portfólio, a aplicação oferece ao investidor mais segurança e um grande potencial de valorização.

Uma das formas de investir no mercado imobiliário é por meio da compra direta de um imóvel. Nesse cenário, o investidor usará essa aplicação como renda passiva, ao focar na locação do imóvel, ou venderá o empreendimento por um preço mais alto.

Existem também os investimentos indiretos, conhecidos como fundos imobiliários. Aqui, o investidor aplica o dinheiro em ativos imobiliários e títulos de empreendimentos. Diferente da compra de imóveis, esse investimento não necessita de um alto capital para começar. 

A seguir, vamos apresentar algumas vantagens que estão atreladas aos investimentos imobiliários.

 

 

As vantagens dos investimentos imobiliários

Para determinados acionistas, os investimentos imobiliários garantem uma boa rentabilidade, além de oferecer segurança para quem aplica. Por isso, essa modalidade 

se tornou uma das mais populares dentro do mercado financeiro.

Confira alguns dos benefícios de investir nesse setor.

Preservação do patrimônio

Se você não tem pressa, os investimentos imobiliários podem oferecer uma alta rentabilidade no futuro. Esse fato está diretamente relacionado à valorização e à preservação patrimonial que esse tipo de investimento proporciona.

Por isso, é importante estudar o mercado para ter uma visão a longo prazo. O apoio de especialistas também é muito importante em um cenário como esse. A ideia é comprar imóveis ou desenvolver projetos imobiliários para realizar a sua locação ou colocá-los à venda no futuro lucrando, assim, com sua valorização.

 

Renda fixa

Muitas pessoas ainda buscam por um bom imóvel para comprar ou alugar; afinal, o crescimento do número de vendas de imóveis residenciais tem crescido consideravelmente.

Por isso, os investimentos imobiliários também são ótimas opções para quem prefere ter mais segurança na hora de investir, pois permitem que você gere uma renda passiva mensal.

 

Proteção da inflação

O Índice Nacional da Construção Civil (INCC) é o grande responsável pela atualização dos valores relacionados ao mercado de construção civil, medido de maneira mensal entre o primeiro e o último dia de cada mês civil.

Com essa informação sempre em dia, o mercado está praticamente anulando o valor da inflação e, consequentemente, protegendo o poder de compra do seu dinheiro de forma direta.

 

Benefícios fiscais

Os benefícios fiscais podem aparecer de acordo com a forma que você investe no mercado imobiliário.
Além disso, se você optar pelo investimento em Fundos Imobiliários, uma das grandes vantagens é a isenção de Imposto de Renda sobre os rendimentos distribuídos entre os acionistas.

 

Como funciona o investimento em Fundo Imobiliário?

Basicamente, um fundo imobiliário é uma modalidade financeira conjunta que reúne investidores para aplicarem capital no mercado imobiliário. Assim como em outros fundos, os valores aplicados em um fundo imobiliário são administrados por uma gestora especializada.

Na prática, os FIIs são negociados na bolsa de valores por meio de cotas, que podem ser compradas pelos investidores sem quantidade mínima. Dessa forma, a rentabilidade tem relação com a valorização da cota ou com a distribuição dos rendimentos.

Normalmente, o dinheiro investido é usado na construção ou na aquisição de imóveis que, depois, serão locados ou vendidos. No caso dos aluguéis, os acionistas recebem seus lucros em forma de dividendos.

Os dividendos são um tipo de lucro obtido com a venda dos ativos ou com o pagamento de aluguéis dos imóveis. Nesse cenário, ocorre uma repartição proporcional dos dividendos, sempre de acordo com a quantidade de cotas de cada investidor.

 

Como escolher os melhores investimentos imobiliários?

Antes de começar a sua jornada nos investimentos imobiliários, certifique-se de que essa modalidade é adequada para alcançar os seus objetivos. É importante estudar o histórico do mercado e encontrar uma gestão adequada para fornecer auxílio em todos os processos.

Se você considerar os fundos imobiliários como uma opção viável, conte com a expertise da Mérito Investimentos. Estamos há mais de 10 anos ajudando cotistas a administrarem seus ativos da melhor forma possível.

Nossa equipe está totalmente comprometida com os interesses do investidor, proporcionando resultados positivos e consistentes, cuidando da preservação do seu capital a longo prazo.

Voltar