8 de junho de 2021

Principais tipos de fundos de investimentos e como funcionam

Uma vez que os investimentos em fundos ganham cada vez mais relevância entre os novos investidores, é indispensável abordar esse assunto e contribuir para o embasamento dos nossos cotistas, tanto no momento da escolha quanto na gestão dos seus patrimônios.

O que são fundos de investimentos?

Fundos de investimentos são instituições formadas através de um conjunto de investidores com um propósito comum na alocação do seu patrimônio.

Essa operação é estruturada através da compra de cotas pelos acionistas, que geram caixa aos fundos, a fim de que a administração especializada possa trabalhar com o montante, procurando ofertas atraentes ao seu público.

Como os fundos de investimentos são classificados?

São diversos os tipos de fundos de investimentos, que são classificados através do seu propósito, conforme veremos a seguir.

Fundos de Renda Fixa

Concentram a carteira de investimento em títulos emitidos por entidades públicas e privadas, com variação atrelada a taxas ou índices. Títulos públicos, debêntures, CDB ou LCI/LCA são exemplos de produtos dessa categoria.

Para receber essa denominação, é necessário que pelo menos 80% dos investimentos estejam alocados em renda fixa – os 20% restantes podem estar em derivativos.

Fundos de Ações

São investimentos que concentram o seu capital em empresas que negociam na bolsa de valores. Têm como característica um perfil mais arrojado e tolerante a riscos quando comparados aos Fundos de Renda Fixa.

Fundos Multimercados

Esses fundos realizam investimento em diversos mercados, pois contam com uma política de investimento mais ampla. Podem alocar o capital em juros, moedas, ações e até mesmo investimentos internacionais.

Devido a essa diversidade, conseguem se adaptar a diversos cenários da economia – contudo, costumam apresentar grande volatilidade.

Fundos Cambiais

Faz parte da política desses fundos investir no mínimo 80% do patrimônio em produtos atrelados à cotação de moedas estrangeiras. Sendo assim, a sua performance depende em grande parte do câmbio e está sujeita às suas oscilações.

Quais os melhores tipos de fundos de investimentos?

O melhor tipo de fundo de investimentos depende do perfil de cada investidor, considerando a relação entre a propensão a riscos e a rentabilidade esperada, a finalidade do investimento e o período. Através da análise cuidadosa dos tipos de fundos e o que cada um oferece, é possível escolher o mais adequado ao investidor.

Ainda assim, separamos uma lista com os 7 principais tipos de fundos de investimentos para a sua consideração:

  • Fundos de Renda Fixa;
  • Fundos de Ações;
  • Fundos Multimercado;
  • Fundos Cambiais;
  • Fundos de Previdência Privada;
  • Fundos Imobiliários;
  • Fundos de Índice (ETFs).

Caso queira saber o fundo ideal ao seu perfil, a Mérito oferece todo o suporte para você investir, priorizando o seu capital de forma segura. Portanto, se você quer começar a investir ou pretende diversificar a sua carteira de investimentos, entre em contato com a Mérito Investimentos.

Somos especialistas com mais de 10 anos de experiência na gestão de ativos imobiliários e temos o melhor investimento para você alcançar resultados consistentes.

Voltar