8 de abril de 2021

Comprar fundos imobiliários: está na hora?

Quem investe em renda variável deve estar preparado para as oscilações características do mercado financeiro, principalmente em meio à crise. Nesse sentido, durante situações tão adversas, muitas pessoas podem se questionar se esse é o melhor momento para comprar fundos imobiliários. Saiba mais.

Qual o preço dos fundos imobiliários?

Os fundos de investimento imobiliário são uma alternativa para quem quer investir no setor sem a necessidade de comprar um imóvel. O preço é determinado de acordo com as parcelas do fundo adquiridas pelo investidor. Dessa forma, os FIIs atraem diversos públicos por suas cotas com preço acessível – muitas delas, por menos de R$ 100 cada.

Durante 2020, a bolsa de valores sofreu os impactos da pandemia e isso afetou também os FIIs. Com preços ainda mais baixos, decorrentes da desvalorização causada pela crise, é tentador adquirir mais fundos para aproveitar essa oportunidade. Porém, essa decisão deve ser tomada com cautela.

As incertezas causadas pela pandemia

A crise do coronavírus impactou a vida de todos e as consequências atingiram inclusive os investimentos, que sofreram grande queda. Principalmente para quem investe em ações, ao longo dos meses, os ativos imobiliários surgiram novamente como uma oportunidade para investimentos a longo prazo, apesar das incertezas.

De qualquer maneira, quando se trata do setor imobiliário, a crise não atingiu apenas o faturamento de empresas, mas também obrigou diversas delas a abandonarem os escritórios e a adotarem de vez o home office. Assim, houve um crescimento na rescisão de contratos e na negociação dos preços de aluguel de lajes corporativas.

No caso dos shopping centers, outro setor muito cobiçado por cotistas, o principal desafio é driblar o fechamento de diversas lojas e realizar concessões para atrair novos lojistas. Por conta da quarentena e da instabilidade atual, há o risco de que muitos empreendimentos do ramo deixem de pagar a renda mensal.

Como superar os desafios atuais com FIIs?

É impossível prever o impacto de todas essas mudanças nos FIIs. Sendo assim, a principal prática para lidar com a instabilidade do mercado, além de montar uma carteira diversificada, é avaliar quais produtos financeiros podem mais beneficiar os seus objetivos. Isso ameniza os riscos e traz mais equilíbrio para os seus investimentos.

É esperado que grande parte dos investidores saiba que a renda variável não informa o retorno exato assim que a aplicação é realizada. Portanto, caso você queira comprar FIIs nesse momento, é importante tomar essa decisão com foco no longo prazo.

Está na hora de comprar fundos imobiliários?

O cenário atual não traz grande estabilidade para investir, mas encontrar a estratégia ideal para garantir resultados consistentes é possível. Então, esse é a hora de comprar fundos imobiliários para todos que estejam focados em objetivos com maior prazo.

Além disso, uma importante recomendação é não investir sozinho nesse momento de crise. Seja por falta de experiência ou até mesmo por fatores emocionais, conte com especialistas no setor de investimentos para te auxiliar com total profissionalismo na tomada de decisão.

A Mérito tem mais de 10 anos de experiência na gestão de ativos imobiliários, com foco em oferecer proteção ao seu capital investido a longo prazo, sem conflitos de interesse. Entre em contato para comprar FIIs e ter a certeza de que está fazendo a melhor escolha!

Voltar