12 de fevereiro de 2021

Viver de renda com fundos imobiliários: é possível?

Planejar a nossa aposentadoria é imprescindível, ainda mais no cenário adverso do atual sistema previdenciário brasileiro. Como você se planeja para isso? Tem plano de previdência fechado? Optou por um PGBL ou um VGBL? Programou-se para ter uma reserva a ser consumida mensalmente?

Pensando nisso, resolvemos falar sobre a possibilidade de viver de renda com fundos imobiliários – uma opção interessante para você considerar na hora de decidir o seu futuro. Confira!

Quais são as vantagens dos fundos imobiliários

Não é de hoje que muitos investidores apostam em imóveis como forma de investimento e renda. É seguindo essa lógica que os fundos imobiliários (FIIs) vêm se destacando no mercado.

Em vez de exigir um capital elevado para adquirir um imóvel e correr o risco de vacância, reformas e outros custos de se manter um imóvel, os FIIs possibilitam aos investidores contar com uma carteira diversificada, composta por diversos ativos a um investimento bem menor e uma gestão especializada.

O risco de vacância também é bem reduzido quando contamos com um portfólio variado. E o melhor: os rendimentos costumam ser mensais desde a sua aplicação. Dessa forma, além de contribuir para a sua aposentadoria, você já conta com uma renda extra.

Como se planejar para viver de renda com fundos imobiliários

Achou essa solução interessante? Vamos a alguns pontos importantes para se ter em mente:

  • Diversifique sua carteira para ter alguns fundos imobiliários de maneira a minimizar os riscos das oscilações do mercado, o que é comum em renda variável.
  • Selecione fundos de diversos segmentos de FIIs disponíveis no mercado, como em logística, lajes corporativas e imóveis residenciais.
  • Considere se a renda é compatível com seus gastos futuros, pois na terceira idade temos vários custos adicionais com saúde, conforto e necessidades para se ter uma boa qualidade de vida.

O que considerar ao escolher seus ativos

Para dar o primeiro passo e escolher ativos de qualidade, busque fundos conhecidos no mercado. Verifique se os prospectos dos fundos estão em linha com você, analise as taxas envolvidas e calcule a tributação incorrida nesses ativos.

Para saber mais sobre como viver de renda com fundos imobiliários, leia o nosso artigo sobre fundos Imobiliários: como escolher o melhor investimento?

E se você busca suporte ao investir em fundos imobiliários, conte com as soluções propostas pela Mérito. A gestão de seus investimentos é facilitada, com um time pronto para oferecer investimentos adequados aos seus objetivos.

Voltar