27 de janeiro de 2021

O que é Vacância Financeira?

Quando falamos de vacância, logo pensamos em imóveis desalugados. A vacância financeira nada mais é do que ativos imobiliários que têm potencial para renda, mas não estão gerando esse retorno por algum motivo. Nesse caso, consideramos sempre como o caixa está, por exemplo: pode ser que o imóvel esteja locado, mas tenha um período de carência em que o investidor não receberá aluguel por um determinado tempo devido à isenção concedida ao inquilino.

Ponto de alerta

Ao procurar por investimentos em fundos imobiliários, um dos grandes diferenciais são as distribuições periódicas de rendimentos. Entretanto, isso só é possível aplicando a lógica de: para haver dividendos mensais, é necessário que o caixa do fundo esteja recebendo seus aluguéis ou demais fontes de renda a fim de possibilitar a distribuição de lucros aos cotistas. Ou seja, ocorrendo uma alta taxa de vacância financeira, o seu potencial de geração de caixa fica prejudicado e os acionistas recebem menores dividendos se comparado ao seu potencial.

Quando a vacância pode ser vantagem?

Caso a vacância tenha a tendência de ser momentânea, o investidor pode se encontrar diante de uma oportunidade. Você pode estar se perguntando: “Se a desocupação é negativa, como podemos falar em oportunidade?” – Vamos explicar abaixo.

A desocupação gera perda de caixa e, consequentemente, o valor de suas cotas no mercado costumam cair. Dessa forma, o investidor consegue comprar as cotas do fundo a um preço mais atrativo e ganhar com a valorização e rendimentos futuros. Para apostar nesses produtos, é necessário fazer uma análise detalhada para conhecer o fundo, o seu potencial e seu histórico, pois se não for um fundo estruturado com a vacância ocorrendo de maneira pontual e passageira, o investidor pode comprar um mico – ativos com baixas perspectivas de recuperação, sem liquidez e rendimentos a desejar.

Para ficar despreocupado

Se você quer ter dividendos regulares e contar com a expertise de profissionais especializados no setor, procure gestoras reconhecidas no mercado como a Mérito Investimentos e tenha acesso a produtos diferenciados.

Voltar