16 de novembro de 2021

Fundos Imobiliários 2022: por onde começar? O guia para iniciantes!

Para começar o ano de 2022 com o pé direito, muitas pessoas estão buscando usar o seu dinheiro de forma mais inteligente e vantajosa. Nesse caso, os investimentos se tornam uma das melhores escolhas.

Entre as diversas opções de investimentos disponíveis no mercado, temos os fundos imobiliários – uma modalidade financeira que facilita e oferece novos benefícios para quem tem interesse em investir no mercado de imóveis.

Neste cenário, os FIIs reúnem diversas pessoas que buscam pela mesma finalidade: aplicar recursos no desenvolvimento de empreendimentos para obter lucros e rendimentos. Leia mais a seguir!

 

Tudo o que um investidor iniciante precisa saber

O valor do patrimônio adquirido com os fundos imobiliários é chamado de rendimento, e ele é distribuído entre os demais cotistas de um determinado ativo imobiliário. Esse tipo de investimento sempre é administrado por um gestor ou empresa especializada.

Dessa forma, o acionista consegue encontrar as melhores condições do mercado e receber soluções personalizadas e objetivas, que vão de acordo com seu tipo de perfil investidor. 

Então, para começar a investir em FIIs da forma correta, você precisa ter uma conta disponível em uma corretora de valores. É através dessa conta que o investidor poderá realizar a compra ou a venda de ações ou cotas por meio da Bolsa de Valores (B3). 

Além disso, os fundos imobiliários negociados na bolsa ficam creditados em uma conta individual, então, o investidor também precisa ter uma conta em seu nome e CPF.

Diferente do mercado imobiliário comum, os fundos imobiliários oferecem ao investidor uma carteira muito mais diversificada de opções, variando desde incorporações residenciais até agências bancárias e lajes corporativas.

As possibilidades são infinitas, basta você analisar qual delas faz mais sentido para o seu momento atual. Isso pode ser feito com as análises de mercado e o acompanhamento de indicadores, como o Dividend Yield (DY).

A partir da análise de um FII específico, o Dividend Yield é capaz de indicar ao investidor qual seria o retorno que ele teria recebido de acordo com o preço da cota daquele momento, caso ele tivesse investido no fundo no último ano. Nesse caso, o DY é a soma dos dividendos dos últimos 12 meses dividido pelo valor atual da cota.

Aliás, além da distribuição de dividendos, também é possível obter lucros com FIIs por meio da valorização de cotas. Essa valorização tem ligação direta com alguns fatores externos, como o crescimento econômico, o ciclo imobiliário e até mesmo acontecimentos políticos que podem afetar o setor financeiro. 

 

Antes de tudo, alinhe seus objetivos, metas e resultados

Por que você quer começar a investir em fundos imobiliários? Essa é uma pergunta que deve ser respondida com prioridade, antes do início de qualquer processo relacionado ao investimento em FIIs.

Depois de ter essa resposta na ponta da língua, você precisa alinhá-la com suas metas e possíveis resultados. Se você está buscando um lucro mensal que seja mais previsível, a geração de rendimentos por meio da locação de imóveis pode ser a melhor opção.

Se você não tem tanta pressa e deseja esperar o melhor momento para obter o máximo lucro possível, a valorização das cotas na bolsa de valores é uma ótima saída.

 

Oriente-se pelo valor patrimonial e pelo IFIX

Diferente do valor de mercado, que se refere ao valor que estão sendo negociadas as cotas de um determinado fundo imobiliário, o valor patrimonial indica o valor de cada uma das cotas segundo os bens, direitos e obrigações do ativo.

Para encontrar o valor patrimonial, é preciso dividir o valor do patrimônio líquido de um determinado fundo pelo número total de cotas que o mesmo possui.

Outra maneira de ser mais preciso em seus investimentos é se guiar pelo Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, o IFIX. Essa ferramenta indica o desempenho das principais cotações dos FIIs na bolsa de valores. Isso significa que, nesta lista, a maior parte dos fundos oferece ótimas opções aos acionistas. 

Ficou interessado pelas vantagens e facilidades dos fundos imobiliários? Conte com a gestão ativa e independente da Mérito Investimentos e garanta mais transparência e qualidade em seus investimentos.

Voltar