25 de janeiro de 2021

Cotas imobiliárias são um bom investimento?

Modalidade muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos, as cotas imobiliárias chegaram há poucos anos no Brasil. Antes de surfar nessa onda, é importante saber o que são, como funcionam e quais são suas vantagens e desvantagens para a melhor tomada de decisão.

O que são cotas imobiliárias?

Cotas imobiliárias são a compra de casas e apartamentos de maneira fracionada. Normalmente, essa modalidade ocorre em imóveis utilizados para o lazer. Famílias adquirem o bem que terão direito de utilizar por um prazo definido no ano e, em contrapartida, as despesas com o bem também serão divididas entre todos os outros coproprietários.

Essa compra de cotas possibilita que mais pessoas tenham acesso ao desejo de ter um segundo imóvel, seja na praia, no campo ou em algum outro destino de sua preferência. Entretanto, será que o sonho pode virar pesadelo?

Desvantagens das cotas imobiliárias

Destacamos aqui quais os pontos de atenção ao se optar pela compra num sistema fracionado:

  • Compartilhar um imóvel com desconhecidos.
  • Não é possível deixar itens pessoais na casa ou apartamento, facilidade que pode justificar a vontade de manter uma segunda residência.
  • É necessário planejamento para ir ao imóvel, uma vez que ele não está disponível a todo momento para você. Pode ser que haja datas nas quais você queira disfrutar do investimento, mas que ele esteja reservado para outro coproprietário.
  • O proprietário acaba “ficando refém” de ir sempre ao mesmo local, já que investiu num empreendimento específico.
  • Dependendo da quantidade de cotas em um único imóvel (alguns chegam a até 20 coproprietários por imóvel), você estaria comprando apenas 2 semanas de estadia por ano. Isso representaria não a compra do imóvel, mas sim a compra antecipada de várias estadias em um hotel, sem a possibilidade de cancelar.

Cotas imobiliárias x fundos imobiliários

  • Cotas têm menor liquidez do que fundos imobiliários.
  • Fundos imobiliários, ao contrário das cotas imobiliárias, geram renda passiva aos investidores.
  • Os fundos imobiliários são focados na entrega de dividendos aos acionistas, contando com gestores especializados para a alocação de seu capital de maneira ativa.

Para ficar despreocupado

Se você quer ter dividendos regulares e ter liberdade para escolher diferentes lugares para passar suas férias, trocar seu carro, reinvestir, entre tantas outras possibilidades que a renda lhe permite. Uma boa solução é recorrer a fundos imobiliários que contam com especialistas na gestão do seu patrimônio.

Para saber mais sobre alguns produtos no segmento dos fundos imobiliários, entre na Mérito Investimentos.

Voltar